Talvez não tenha percebido, mas os pufes são peças coringas que podem trazer muitas vantagens na decoração de vários cômodos. De diversos tamanhos e formatos variados, o puff é facilmente adaptado em qualquer lugar.
As vantagens funcionais do puff são: versatilidade, conforto, design diferenciado e decoração elegante.
Na decoração o puff e uma peça prática para o dia a dia e útil para momentos especiais. Sem dúvidas, é uma peça perfeita tanto como assento extra quanto para dar um toque decorativo ao ambiente. Existem diferentes modelos e estilos de puff e cada um pode ser adicionado ao seu interior com muita personalidade. Qual a sua aposta?
1-Puff Clássico
Os modelos de pufes clássicos são luxuosos, geralmente feitos em madeira maciça entalhada e estofado com tecidos refinados, lisos ou com detalhes em capitonê. Outros elementos como tachas, por exemplo, também são usados para dar um toque ainda mais luxuoso ao puff, transformando qualquer ambiente em um lugar elegante e requintado. Além de enriquecer o ambiente com sua elegância, o puff oferece, especialmente, muito conforto. Você gosta do luxo dessa peça? Prefere retangular ou quadrado? Qual o modelo ideal para se encaixar na sua decoração:
Retangular: esse modelo é ideal para ser usado como recamier no quarto aos pés da cama. No entanto, outros ambientes também são beneficiados com esse design. Por exemplo, você pode usar o puff retangular como divisor de ambientes ou substituir algumas cadeiras na sala de jantar. Também pode ser colocado no hall de entrada como item decorativo, sendo muito útil quando precisar de um grande assento extra.
Quadrado: assim como o retangular, também poderá ser usado no quarto em par aos pés da cama ou como assento de apoio ao lado da cama. O design quadrado é prático e pode ser usado em vários espaços, principalmente como assento extra. Da mesma forma, você pode agregar mais sofisticação a sua sala de estar e ao hall de entrada.
2-Puff Retrô
Pufes estilo retrô trazem uma sensação de nostalgia ao ambiente, destacando o seu design autêntico das demais decorações. Os modelos retrô são diferenciados por materiais muito utilizados no século XX, durante as décadas de 20 a 80. Contudo, esses modelos são usados até hoje e ainda servem de inspiração para a criação de modelos contemporâneos. Combinações de materiais como madeira e palha, metal e estofado definem o design do puff estilo retrô original. A maioria são redondos, alguns modelos são quadrados, outros possuem curvas. Puff estofado, sem a presença de madeira ou metal, com design baixo e largo pode ser usado na sala de estar como mesa de centro e quando precisar é só afastar a peça para a lateral e se sentar. Puff baú também é muito útil e versátil, em especial no quarto e sala de estar.
3-Puff Rústico
Puff de madeira maciça bruta é a decoração peculiar do estilo rústico. Retangular ou quadrado, o importante é encontrar um tamanho que se adapte ao seu espaço. A madeira em aspecto natural envernizada possui um design autêntico e sofisticado. O puff rústico realça a natureza na decoração. Você até pode encontrar modelos com assento estofado, nesse caso escolha o couro ou algodão com cores que não desviem do estilo rústico. O junco, o rattan e o vime também podem ser uma opção de assento ou ser adicionado em algum detalhe para caracterizar seu puff rústico na sua decoração especial.
4-Puff em Estilo Industrial
O estilo industrial tem uma pegada ousada nos materiais usados na composições dos móveis. O puff é um peça bem utilizada nessa decoração entre os móveis e acessórios decorativos de estilo industrial. Ele prevalece com as mesmas características desse estilo: pés metálicos com acabamento que vai do fosco ao envelhecido, assento de madeira bruta ou estofado todo revestido de couro.
Entre as tonalidades, o marrom, o preto e o cinza escuro são ideais para esse tipo de móvel. Tons quentes tornam o ambiente industrial mais aconchegante e confortável.
5-Puff Contemporâneo
O design atual apresenta design simples de linhas retas. Madeira ou metal ou com assento estofado. Existem modelos práticos com assento estofado de tampo reversível que vira mesinha lateral. Outros modelos são produzidos com madeira reflorestada e alguns possuem detalhes tramados em junco ou corda náutica.
Pufes com opções de acabamento especiais para uso na área externa são muito úteis para dias mais quentes. Também tem os modelos com rodízios são facilmente manuseados e elegantes na decoração.
Imagens do Pinterest e Atelier Clássico