A poltrona Charles Eames é uma das mais famosas do mundo e até hoje brilha na decoração das casas. Saiba como usá-la!
As poltronas e as cadeiras de Charles Eames são ícones da decoração moderna e com certeza você já as viu brilhando em projetos de casas e apartamentos.
Mas, você sabe qual é a história por trás da criação dessa poltrona que atravessou gerações? Ou ainda como incorporá-la na decoração da sua casa? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto!
A poltrona Charles Eames
Apesar da poltrona receber apenas o nome de Charles Eames, ela foi criada pelo casal Eames, ou seja, por Charles e pela sua esposa Ray Eames. O casal ficou muito famoso no mundo do design de interiores, com criações incríveis como a cadeira DKR, a cadeira DSW e a Poltrona LCW.
As siglas parecem complexas para você? Pois para o casal elas faziam muito sentido. Cada uma das letras, na ordem em que aparecem, estão relacionadas à altura, ao modelo ou material e à base, indicando os usos de cada móvel.
Uma da que foge a essa regra é a poltrona Charles Eames, considerada até hoje um dos móveis mais desejados. Afinal ela combina com praticamente qualquer estilo decorativo, oferecendo conforto e descanso. A poltrona ainda pode ser usada na decoração da sua casa ou do seu escritório.
A história de sucesso do casal Charles e Ray Eames
Mas antes de falarmos de um dos clássicos mais conhecidos na história do mobiliário, é importante fazermos um adendo e explicar quem foi o casal Eames para a história dos móveis.
Os designers norte-americanos marcaram época na história entre 1940 e 1970 criando mobiliários ousados e com um estilo único e arrojado, misturando materiais e criando peças inconfundíveis.
Charles Eames era arquiteto e designer industrial e Ray Eames era designer, artista e cineasta. Antes de se casarem, eles já davam sinais de que revolucionariam a história. Charles foi premiado na competição “Organic Design in Home Furnishings” graças à sua técnica inovadora de moldagem em madeira. Ray se especializou em pintura expressionista abstrata com Hans Hofmann.
Já atuando em parceria, o casal começou a trabalhar com malha de metal e resina plástica de modo a romper as barreiras do design de móveis. Além disso, eles também começaram a usar materiais bem inovadores para a época, como a fibra de vidro.
São características dos móveis do casal Eames:
- linhas finas e elegantes;
- formas modernas e funcionais;
- traços sutis;
- toques de sofisticação unidos a simplicidade estética;
- combinação entre estilo, estética, arte e tecnologia.
A criação poltrona Charles Eames
A poltrona Charles Eames foi criada em 1956. A versão original foi desenvolvida como presente de aniversário para um amigo de Charles, Billy Wilder, cineasta e vencedor do Oscar de melhor diretor.
Ela é feita até hoje da mesma maneira que foi concebida por Charles Eames: com uma estrutura de madeira composta por 7 camadas de cerejeira, cerejeira natural, nogueira ou madeira compensada, base e suportes em alumínio fundido, apoios para os braços de borracha natural e assento em couro.
Contudo, é importante salientar que o nome correto da poltrona é Eames Long Chair ou Ottoman, no caso da poltrona que vem junto do puff.
Hoje apenas existe um representante oficial da poltrona, que é a Herman Miller. A marca foi a responsável por iniciar a produção em massa das poltronas e mantém a mesma linha até os dias atuais, inclusive com a montagem manual de cada uma das peças vendidas.
Porém, é claro, que você poderá encontrar imitações no mercado, mas que não são feitas da mesma maneira idealizada pelo casal Eames e nem com os mesmos materiais.
Cópias não oficiais
No mercado das poltronas não oficiais é possível encontrar modelos com preços variados. O valor depende do quanto a cópia consegue se aproximar da original e claro do tipo de acabamento que será usado, como madeira, couro natural e outros itens que podem encarecer o produto.
Para conseguir comprar uma poltrona Charles Eames sem pagar muito, e ainda ter um móvel de qualidade, vale à pena fazer uma boa pesquisa, se atentando a alguns pontos como:
- tamanho: a original possui 84 cm de largura, 83 cm de profundidade e 85 cm de altura e o puff tem 66 cm de largura, 54 cm profundidade e 38 cm de altura;
- o acabamento usado;
- a garantia oferecida;
- o prazo de entrega;
- suporte ao cliente.
Como usar a poltrona Charles Eames na decoração da sua casa?
Como dissemos, a poltrona Charles Eames combina muito bem com praticamente todos os estilos decorativos e ambientes. Apesar disso, ela costuma ficar melhor em locais mais espaçosos, mas se você tem uma casa pequena, poderá investir em um modelo semelhante, porém menor do que a original.
Existem muitos ambientes que você pode usar a poltrona Charles Eames. Veja algumas ideias.
Escritório
Nesse ambiente que pode ser o home office ou o seu próprio escritório, a Charles Eames ajuda a trazer imponência e sofisticação, podendo aparecer tanto na sala de espera, como na sua biblioteca particular.
Os modelos em couro preto ou branco são ótimos para os espaços corporativos e ajudam a criar um “cantinho” para o descanso em meio as longas jornadas de trabalho.
Sala de TV
A poltrona Charles Eames combina muito bem com o conforto necessário para passar longas horas assistindo TV. Você poderá optar por modelos de cores mais clássicas ou tons mais escuros e sóbrios, dependendo da sua decoração.
A dica é deixar a poltrona em destaque, já que esse é um móvel que chama bastante atenção. Por isso, prefira outros itens em tonalidades mais neutras, evitando “brigar” com a poltrona.
A Charles Eames fica muito bacana contrastando entre o moderno, com linhas retas, e o antigo.
Sala de estar
Na sala de estar, a poltrona Charles Eames pode ser tanto posicionada próxima ao sofá, como em um canto especial com um belo abajur, favorecendo ao repouso e a leitura.
Quem deseja deixar a sala mais moderna, pode investir nas imitações com estampas, que trazem ainda mais irreverência à decoração.
Quarto
O quarto é o ambiente mais convidativo para relaxar. E justamente por isso combina muito bem com a poltrona Charles Eames, desde que haja espaço suficiente, é claro.
Como ela é uma poltrona mais espaçosa, tome cuidado para que o móvel não acabe impedindo a passagem.
Dicas gerais de como usar a poltrona Charles Eames
Fizemos um resumo com algumas dicas bacanas para incorporar a poltrona Charles Eames a sua decoração:
- tenha certeza de que existe espaço suficiente no cômodo para a poltrona. Se for o caso, opte por modelos com medidas reduzidas;
- escolha a cor da poltrona de acordo com as cores usadas no ambiente. Se a sua decoração for excessivamente colorida, opte pelas poltronas mais neutras e evite as estampas;
- a poltrona combina muito bem com móveis e objetos em madeira;
- decorações clássicas e modernas, com uma pegada mais clean, podem se favorecer bastante com o uso da poltrona, que ajuda a atrair o olhar para o ambiente;
- se a poltrona for ficar em um canto específico e isolado da sua casa, opte por criar um ambiente para ela, como incluindo um belo abajur, ou um tapete;
- em ambientes menores, prefira os modelos sem o puff;
- tome cuidado com a harmonia, evitando outros móveis que também chamem a atenção e dando preferência àqueles com linhas mais retas e tons mais neutros.
Inspirações incríveis de decoração com a poltrona Charles Eames
Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar em como incorporar a poltrona Charles Eames a sua decoração? Então veja quantas inspirações incríveis nós separamos para lhe ajudar!
Como você viu, a poltrona Charles Eames é um verdadeiro clássico da história dos móveis, unindo elegância, charme, estilo, tecnologia e conforto. Não é a toa que até hoje ela é um dos móveis mais cobiçados em todo o mundo.
Apesar disso, muitas empresas começaram a fabricar modelos semelhantes, com materiais diferentes e tamanhos diversos, permitindo que mais pessoas possam usar essa criação icônica em suas decorações.
Você gostou de saber mais sobre a poltrona Charles Eames? Já deseja usá-la na sua casa? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos em suas redes sociais!