Nanoglass: o que é e como usar na sua casa?

nanoglass cozinha

Você conhece o nanoglass? Descubra mais sobre essa tendência e veja como usá-la na sua casa!

A cada ano surgem novas tendências no universo da construção e da decoração, principalmente no que diz respeito aos revestimentos.

Nesse ano, o nanoglass tem ganhado relevância, ajudando a deixar os projetos ainda mais diferenciados e luxuosos.

Se você está construindo ou reformando, não pode deixar de conhecer essa solução. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é nanoglass?

O nanoglass é um material sintético produzido a partir da resina de pó de vidro tratada com um procedimento altamente tecnológico, resultando em uma textura homogênea e lisa na cor branca.

nanoglass

Devido ao seu processo de fabricação, o nanoglass é um material de alta durabilidade e beleza, já que a sua superfície possui um brilho intenso e um acabamento cristalizado.

O nome faz referência à tecnologia empregada na sua produção: um processo que une a nanotecnologia à uma técnica de fusão e também a sua aparência: um aspecto uniforme que lembra o vidro, criando assim a palavra nano+glass (vidro, em inglês).

Mas é claro que esse material não surgiu por acaso. Na verdade, ele começou a ser produzido porque as empresas do setor notaram uma demanda crescente por bancadas e pisos que tivessem uma cor branca homogênea – característica muito difícil de ser encontrada nos materiais naturais, como o granito ou o mármore.

Nanoglass versus Marmoglass

Muitas pessoas acreditam que o nanoglass é proveniente do marmoglass, ou ainda que esses nomes se referem ao mesmo material. E a verdade não é bem assim.

nanoglass e marmoglass

O marmoglass é um produto de origem chinesa que chegou ao nosso mercado visando se tornar uma opção mais barata para quem deseja um material resistente na cor branca.

Porém, o marmoglass apresenta um problema: por ser composto de pó de mármore e de vidro, o material pode apresentar algumas bolhas de ar, que o torna mais vulnerável a impactos (afinal, ele conta com alguns pontos ocos), gerando quebras mais facilmente.

Essas bolhas de ar ainda tornam o produto não tão uniforme e homogêneo, o que pode tirar um pouco da beleza quando comparado com o nanoglass. Outra diferença é que o marmoglass é encontrado em outras cores no mercado brasileiro, enquanto o nanoglass, pelo menos por enquanto, apenas se encontra na cor branca.

Por que investir no nanoglass?

nanoglass

Ainda não está convencido de que o nanoglass é uma boa aposta para a sua casa? Veja algumas vantagens que esse material apresenta:

  • alta durabilidade e resistência, principalmente se comparado com as pedras naturais, como os granitos e os mármores;
  • baixa porosidade, ou seja, não mancha ou encarde com facilidade;
  • é resistente aos ácidos e abrasivos;
  • cor branca homogênea;
  • brilho intenso e espelhado;
  • superfície polida;
  • fácil de limpar;
  • extremamente resistente aos danos causados pelo impacto e tráfego (tanto de pessoas, como de objetos);
  • resistência a rachaduras, riscos e demais desgastes;
  • é resistente a altas temperaturas;
  • comercializado em chapas, ou seja, você não precisa se limitar a medidas padronizadas e tem mais liberdade na hora de pensar e personalizar seus projetos;
  • acabamento perfeito de bordas e molduras;
  • possibilidade de repolimento.

Onde usar o nanoglass?

nanoglass

O nanoglass é uma superfície branca, que imita o vidro e extremamente durável e resistente. Por isso, pode ser usado em praticamente qualquer ambiente da sua casa ou da sua empresa e comércio, tanto em áreas internas, como externas.

Por exemplo:

  • revestimentos de paredes;
  • pisos;
  • bancadas e tampos da cozinha;
  • bancadas dos banheiros e lavabos;
  • pias para lavatórios;
  • fachadas;
  • revestindo as escadas;
  • móveis;
  • áreas gourmet;
  • churrasqueiras.

O nanoglass pode, inclusive, ser usado em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, porque tem uma porosidade muito baixa e é resistente aos produtos ácidos, alcalinos e abrasivos.

E, o mais bacana, é que esse material permite uma execução perfeita de molduras e bordas. Ou seja, você não precisa se prender a cortes retos, tendo muito mais liberdade na hora de escolher os acabamentos, como lavatórios e cubas, por exemplo.

Manutenção

A limpeza e a manutenção desse material é muito simples, bastando usar água, pano úmido ou produtos de base neutra, como os detergentes com pH neutro.

Qual o valor do nanoglass?

O preço médio do material pode variar bastante dependendo da cidade e do estado onde você mora. Em média, é possível encontrá-lo por R$ 900 a R$ 1500 o m².

O preço mais elevado se deve, principalmente, às suas características, ao fato de ser um produto importado e também ao processo produtivo, que utiliza uma tecnologia de ponta.

nanoglass

Assim, embora esse seja um material versátil e com inúmeras qualidades, a dica é sempre analisar muito bem as demandas do seu projeto, identificando se o nanoglass é realmente a melhor solução para o seu caso, sempre comparando com as outras opções do mercado.

Além do marmoglass, quem deseja algo semelhante, poderá investir no silestone, que também é feito industrialmente, apresenta alta resistência e aceita retoques e emendas. A única diferença é que ele não possui um acabamento tão homogêneo como do nanoglass.

Material certificado

Na hora de fazer a sua pesquisa de preço, desconfie dos materiais com valores muito abaixo desses que citamos, já que você poderá estar diante de uma imitação, que usam matérias-primas de baixa qualidade e um processo de produção diferenciado.

Para ter certeza de que o nanoglass é verdadeiro, veja como ele é partido. O ideal é que se assemelhe a uma pedra natural, ou seja, depois de partido tenha uma estrutura com aspecto áspero, fosco e bruto.

Como decorar com o nanoglass?

Já está convencido de que o nanoglass pode ser a solução que faltava para deixar a sua casa ou empresa ainda mais bonita e sofisticada? Veja algumas ideias para usar esse material em vários ambientes.

Cozinha

Esse é um local propício para o uso do nanoglass, que pode aparecer em bancadas e ilhas, além dos pisos, paredes e até em alguns móveis. A sua cor branca combina muito bem com o ambiente da cozinha, passando uma ideia de assepsia, claridade e cuidado.

Para quebrar o excesso de branco, invista em lustres cromados, móveis de madeira ou azulejos e pastilhas coloridas, trazendo mais vitalidade à sua cozinha.

nanoglass cozinha

nanoglass cozinha

nanoglass cozinha

nanoglass cozinha

nanoglass cozinha

Banheiro e lavabo

O nanoglass fica ótimo nas bancadas dos banheiros e lavabos. Também pode ser usado como revestimento de parede ou de piso, trazendo muito mais sofisticação ao ambiente.

Lembrando que o material pode ser aplicado até mesmo na área do box, devido à baixa porosidade que possui, sendo muito resistente.

Para deixar essas áreas menos monótonas, invista em detalhes em madeira, aço ou cobre. Ou ainda em pastilhas metalizadas, coloridas ou de mármore.

nanoglass banheiro

nanoglass banheiro

nanoglass banheiro

nanoglass banheiro

Sala de jantar

Nesse ambiente, o nanoglass pode compor o tampo da mesa de jantar, de aparadores ou até a divisão da cozinha americana, trazendo um toque extra de classe e elegância.

O material combina muito bem com cadeiras de madeira, lustres acobreados, espelhos e paredes com textura de gesso ou revestimentos 3D.

nanoglass sala de jantar

nanoglass sala de jantar

nanoglass sala de jantar

nanoglass sala de jantar

nanoglass sala de jantar

Escadas

O material é um ótimo revestimento para as escadas, garantindo um charme adicional e muito mais amplitude, graças a sua coloração e homogeneidade.

Pode ser combinado com metal, vidro, madeira, inox e vários outros materiais, ajudando a dar ainda mais modernidade a sua escada.

nanoglass escada

nanoglass escada

nanoglass escada

nanoglass escada

nanoglass escada

Mais inspirações

Além dessas ideias, o nanoglass pode ser usado em vários outros pontos da sua casa. Veja algumas inspirações incríveis que separamos!

 

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

nanoglass

 

nanoglass

nanoglass

Como você viu, o nanoglass é uma opção extremamente versátil de revestimento, que pode ser usada em pisos, paredes, escadas, bancadas e muito mais. Além de bonito, ele também é resistente e prático, sem muita necessidade de manutenção ou de cuidados diferenciados, como as pedras naturais.

E, então, você já conhecia o nanoglass? Gostou de saber mais sobre esse material? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Nanoglass: o que é e como usar na sua casa?
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: