Veja os modelos de muros e fachadas residenciais mais usados e inspire-se com ideias lindíssimas e super modernas!
Na hora de pensar na arquitetura da casa, muitas pessoas apenas se atentam para a parte interna e acabam desconsiderando ou até desvalorizando os muros e as fachadas.
Porém, eles são os responsáveis por ditarem o “tom” da casa, estando de acordo com a harmonia e a estética escolhidas e ainda passando a primeira impressão de como deve ser o seu interior.
Já foi o tempo em que os muros e as fachadas eram todas semelhantes. Hoje, existem muitos modelos modernos e diferentes, feitos com uma mistura nobre de materiais e capazes de deixar as casas ainda mais bonitas e elegantes.
Veja a nossa seleção de modelos de muros e fachadas residenciais e encontre o ideal para a sua construção!
Modelos de muros e fachadas residenciais
Muro de vidro
O muro de vidro está em alta e ajudando a compor fachadas residenciais modernas e diferenciadas.
Para conferir a segurança ideal às casas, esses muros são feitos em vidros especiais e blindados, evitando que alguém consiga quebrá-los.
Alguns são totalmente transparentes, outros jateados, dependendo da quantidade de privacidade que os moradores desejam ter.
Os muros de vidro podem variar bastante em relação à altura e à espessura do vidro usado. Em geral, essas opções têm sido mais usadas nas casas a beira mar, garantindo a vista bonita que a praia oferece.
Porém, ao optar pelo muro de vidro é importante se lembrar de que ele não oferecerá a mesma quantidade de privacidade que o muro tradicional, por isso ele não deve ser usado em espaços que necessitam de maior privacidade, como próximo das áreas de lazer, da piscina e da churrasqueira.
Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, os cuidados com o muro de vidro não são muitos, o único ponto que merece atenção é a limpeza, que deve ser feita de maneira correta e de forma periódica, evitando uma aparência feia e descuidada para a sua casa.
Em contrapartida, o muro de vidro não tem necessidade de pinturas constantes, não pode ser pichado e dura muito mais do que os muros tradicionais.
Veja alguns modelos de muros de vidro:
Muro de pedra
Os muros de pedra já fizeram sucesso há alguns anos e agora retornam com força total, mesclando rusticidade e modernidade aos ambientes.
Existem muitas técnicas e tipos de pedra que você pode escolher, sendo o principal garantir que a pedra escolhida consiga se manter bonita nas condições de sol, sombra e chuva do seu muro e que ela tenha relação com o estilo da sua construção.
Algumas das técnicas mais usadas são:
Seca: o muro pode ser feito de vários tipos de pedra, contudo não é usado nenhum material ligante entre as peças. O ideal é usar as pedras achatas que permitem um encaixe mais adequado.
Argamassada: como o próprio nome indica é usada argamassa para dar liga e unir as pedras, permitindo variar no formato das pedras, já que não há a necessidade do encaixe das mesmas. É possível deixar a argamassa mais ou menos visível, deixando as pedras mais ou menos unidas.
Grés: pode ser usada a pedra grés de argila (modelo mais tradicional e ideal para muros externos) ou grés de porcelana (com custo mais alto é mais usado para muros internos).
Pedra Ferro: também conhecida como pedra pericó, ela é formada de rochas metamórficas e possui uma cor natural de ferrugem, com muitas variações de tonalidades. Por ser muito resistente, é bastante usada em muros externos. Pode ser encontrada em filetes, cacos, cubos, etc.
Granito: nos muros, o granito usado não passa por nenhum processo de polimento e por isso tem um aspecto mais áspero e irregular. A sua cor pode variar e é capaz de trazer mais rusticidade aos muros.
Portuguesa: pedra com alta durabilidade e resistência, pode ser usada no revestimento de calçadas e de muros, formando uma espécie de mosaico.
São Tomé: essa pedra tem a face mais lisa e uma variação de cores que vai do amarelo até o verde, porém o uso mais comum é das pedras em tons de branco e de amarelo. Nos muros, é usada na forma mais bruta, em pedras tipo lajotas ou filetes.
Veja quantos modelos de muro de pedra:
Muros com pastilhas/ cerâmica
Outra tendência quando o assunto é modelos de muros são os feitos com cerâmica ou pastilhas.
Você poderá usar tanto pastilhas de uma só cor, como as opções coloridas, deixando seu muro mais diferente e alegre.
As pastilhas cerâmicas podem aparecer compondo apenas um detalhe do seu muro, ou revestindo-o completamente.
Também é possível usar pastilhas maiores criando desenhos geométricos e mosaicos.
Veja alguns modelos de muros com pastilhas:
Muros vazados
Existem muitas formas de fazer um muro vazado, com o uso de elementos variados. O que está mais em alta ultimamente é o cobogó, que garante privacidade sem tirar a iluminação e a ventilação natural do espaço.
O cobogó é considerado um dos principais legados da arquitetura brasileira, tendo sido pateanteado em 1929. Ele é uma espécie de bloco vazado que pode ser confeccionado em cimento, concreto ou cerâmica.
O seu nome é derivado dos seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antonio de Góis.
Hoje o cobogó mais usado é fabricado em argila ou vidro, trazendo leveza aos espaços e podendo aparecer tanto em muros internos, como externos.
Veja alguns modelos de muros vazados:
Muro com plantas
Também conhecido como muro verde, o muro com plantas trepadeiras é lindo e totalmente atemporal, combinando muito bem com vários tipos de ambientes e estilos decorativos.
Você poderá investir em um muro tradicional e depois plantar algumas espécies para deixar esse muro diferenciado, como a unha de gato, a falsa vinha ou a trombeta chinesa.
Também é possível construir o seu próprio muro verde com blocos de concreto específicos para esse fim.
Essa é uma ótima ideia para quem deseja modificar a fachada de casa, sem ter de gastar muito com reformas.
Veja quantas ideias bacanas de modelos de muros com plantas:
Muro com grades
As grades de ferro podem ser produzidas sob medida para serem usadas na fachada da sua casa, projetadas para cobrir toda a frente do imóvel ou para dividirem o espaço com os muros tradicionais.
Embora sejam opções bastante conhecidas, as grades de ferro estão em alta e podem aparecer com adornos decorativos, com grades integradas aos muros, ou apenas elas fazendo a proteção da casa.
Além do ferro, os materiais mais usados são: aço, alumínio e madeira. Assim como os muros de vidro, elas permitem que quem está passando do lado de fora enxergue o interior da residência por isso não são indicadas para as pessoas que desejam privacidade.
Veja alguns modelos de muros com grades:
E, então, gostou das nossas dicas de modelos de muros e fachadas? Pensa em usar alguma delas? Deixe um comentário pra gente!