Jardim com Leucófilo: Planta, Em Vaso, Como Cuidar?

Já conhece o jardim com Leucófilo? Esta planta pode decorar diversos ambientes. Veja quais são as possibilidades e modelos de jardins!

O jardim com Leucófilo é uma decoração que está se destacando desde sempre em diversos ambientes residenciais. Veja, portanto, todas as informações sobre esta planta belíssima e saiba como cuidar deste artigo perfeito para qualquer ambiente.

leucófilo

Planta Leucófilo

O leucófilo é cientificamente conhecido como Leucophyllum frutescens. Dentre as suas nomenclaturas populares, podemos encontrá-la como Chuva-de-prata, folha-de-prata, texas sage, dentre outras

A planta faz parte da classe Scrophulariaceae e se originou na região do México e dos Estados Unidos. Sua origem partiu do Deserto de Chihuahua e é caracterizada pelo seu formato de arbusto. É possível, portanto, que esta planta alcance o tamanho de 1m50 até 2m50.

Flores

As flores desta planta se destacam como solitárias em formato de sino. Elas florescem ao longo do ano, porém, de forma principal na época da primavera. Consegue, portanto, florescer também em períodos de chuvas do verão. Suas cores beiram o rosa, o roxo, o branco e o azul.

Cultivo

Esta planta pode ter o cultivo, tanto em vasos quanto em solos. Não existem dificuldades para tanto. Poda eventual, contudo, é importantíssima para que a planta se mantenha compacta e com aspectos bons.

O solo deve ser drenável, a partir de pH alcalino de leve. Também não há a necessidade de fazer a fertilização, sendo possível o plantio em solo pobre. Reaplicar calcário, todos os anos, contudo, pode favorecer as plantas.

O clima deve ser seco e quente. Contudo, a planta é capaz de tolerar o frio, as maresias e, inclusive, as estiagens. Ela precisa, portanto, e também, do sol. Apresenta um ciclo de vida perene, e por isso, consegue suportar solos secos e pode ter irrigação somente 1x por semana.

O ideal é que se evite deixar a planta encharcada, porque pode fazer com que as raízes apodreçam.

leucófilo

Esta planta é capaz de se multiplicar através de estacas e sementes, colocadas para, portanto, dar a raiz em fim de verões por meio de substratos leves, úmidos e drenáveis.

Os leucófilos são folhagens e florescimentos de caráter ornamental. Suas folhas apresentam ondas e formatos ovais, composta por pubescência em prata, que gera-lhes aspectos com feltros. Apresenta, também uma manutenção baixa, bem como uma beleza que pode ter proveito em várias modalidades dos jardins.

É possível que tenha plantação de forma isolada, em renques ou grupamentos, por meio de vasos, cercas-vivas e plantação próxima do mar.

Leucófilo branco

leucófilo

A planta na cor branca é capaz de trazer uma harmonia incrível para o ambiente que, assim, opta por ter a peça em seu jardim ou dentro da residência. É capaz de agregar sofisticação à decoração da casa, sem muitos requerimentos para que se mantenha sempre bonita e viva.

Leucófilo azul

leucófilo

A planta na coloração azul pode ser peça-chave em diversas decorações. Se fizer parte de salas e escritórios, o ambiente acaba ganhando um destaque de muita autenticidade e a harmonização do cômodo.

Fora da casa, as plantas são capazes de tornar os jardins mais alegres e descontraídos. O jardim com leucófilo é um artigo precioso para decoração, pois não requer tantos cuidados para que se mantenha bonita.

Leucófilo em vaso

Os leucófilos em vasos são alternativas para aqueles que almejam trazer a natureza para dentro da casa, mas que não tenham tanto tempo disponível para ficar cuidando da planta. Colocar a planta em vasos, portanto, pode agregar e muito para o ambiente residencial. É interessante lembrar, contudo, que a natureza na decoração é uma tendência que nunca sai de moda.

Cerca viva de Leucófilo

A cerca viva da planta oferece uma decoração única e pode tornar os canteiros das calçadas de frente da casa sinônimo de autenticidade.

As cercas vivas dos leucófilos conseguem apresentar uma beleza ainda maior quando há, portanto, o contraste das diversas cores da planta. Se você é uma pessoa que preza pela calmaria e minimalismo das decorações, o ideal é escolher a planta nas tonalidades do branco ou azul.

Caso contrário, o tom descontraído pode surgir junto dos rosas e lilás disponíveis pela categoria da planta. O importante é deixar que a criatividade expanda muita sofisticação em seu jardim, ou até mesmo, dentro de casa.

Uma dica excelente para o jardim com leucófilos é fazer mesclas das cores, tanto fora quanto dentro de casa. Manter vasos da planta em cores mais neutras quando num ambiente de relaxamento como uma sala ou um quarto, é reflexo de muita elegância e harmonia.

Como cuidar de Leucófilo?

Como já dito, trata-se de uma categoria de arbustos que se originou no Deserto de Chihuahua, localizado na América do Norte. Os leucófilos disponibilizam ramagens lenhosas e com ramificação, a partir de folhagens ornamentais.

Portanto, para manter a beleza de suas folhagens e flores tubulares, axilares ou solitárias, é imprescindível manter o cuidado semanal com a planta. O plantio, contudo, ocorre posteriormente a chuva de verão, mas pode ser cultivada em qualquer época do ano, desde que seja regada, ao menos, uma vez na semana.

É uma planta que não requer tanta manutenção e uma alternativa incrível para jardim rochoso, em virtude, portanto, de seu estilo desértico.

Não importa, contudo, qual seja a característica do jardim com leucófilo, esta planta é um destaque. Isto porque sua categoria de arbustos apresenta muita versatilidade. É possível, por isso, que a planta tenha o isolamento ou o agrupamento, de modo a, então, oferecer uma paisagem lindíssima.

Raramente vai necessitar de podas, porque cresce de forma lenta. Contudo, uma eventual poda é fundamental para que as plantas se mantenham compactas e com aspectos interessantes.

Nos jardins secos, portanto, o jardim com leucófilos tende a conseguir um formato mais denso. De forma paralela, em jardim de maior umidade, a ramagem é capaz de se esparsar. A vegetação em vasos também é um destaque.

Uma curiosidade sobre esta planta? As suas flores e folhas em modo seco, atuam beneficamente em chás deliciosos, portanto, com propriedades sedativas e calmantes. Excelente para quem tem dificuldade para dormir. Por isso, além de trazer grandes benefícios para a decoração da sua casa, também agrega muito sobre a saúde. Que tal aproveitar esta infusão?

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o, então, com seus amigos e não deixe de experimentar o plantio desta planta ornamental dotada de beleza para a sua casa!

Jardim com Leucófilo: Planta, Em Vaso, Como Cuidar?
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: