Saiba tudo sobre escadas internas e aprenda a definir o modelo certo para a sua casa e o material mais indicado para a sua decoração. Veja fotos incríveis e se inspire!
As escadas são usadas para ligar um andar ao outro, mas além de itens funcionais, elas possuem uma grande importância também na estética e na decoração das residências.
Quem mora em uma casa pequena de dois andares sabe que a escolha inadequada da escada pode acabar se configurando em uma perda grande de espaço – que poderia ser usado de outras formas.
Além disso, na hora de projetar a nova casa, é preciso também considerar o formato da escada e o material usado, que deve estar de acordo com a sua decoração e oferecer conforto e segurança para quem for usar.
Está planejando a sua casa nova, mas não consegue se decidir pela melhor escada interna? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!
Como definir as escadas internas?
Antes de começar a pensar nos tipos e estilos de escadas internas é fundamental que você responda à algumas questões que ajudarão a guiar nessa escolha, como:
- quem usará a escada: adultos, crianças ou idosos?
- Qual é a natureza do imóvel: residencial ou comercial?
- Pela escada haverá trânsito de volumes? De qual tamanho?
- Se o imóvel já está construído, qual é o tamanho do vão destinado à instalação da escada?
- Existe algum material que vocês desejam que esteja presente na escada obrigatoriamente?
- Quais são os materiais que serão usados nas proximidades da escada? Qual é o material do piso inferior, das janelas e dos demais itens?
Além disso, outros cuidados ajudam a deixar a sua escada mais atrativa e segura, como:
- posicionar a escada em um local que a torne mais visível e bonita;
- posicionar a escada no meio de um ambiente, criando uma divisão espacial com a própria estrutura;
- aproveitar melhor o espaço mobiliável nos dois pisos usando uma escada mais íngreme;
- direcionar o fluxo de pessoas para um determinado local;
- posicionar a escada de forma a dividir as áreas que serão destinadas a diferentes usuários;
- dimensionar corretamente a escada (largura, espelho e pisada) oferecendo condições de segurança para os usuários.
Escadas internas para casas pequenas
Se você está construindo um sobrado pequeno é essencial saber quais são as escadas internas que ocupam pouco espaço, não é mesmo?
Veja também nosso artigo sobre: “Dicas de como decorar a sala gastando pouco“.
Engana-se quem pensa que as escadas internas para casas pequenas precisam ser sem graça, feias ou até mesmo inseguras. Com um pouco de criatividade e conhecimento técnico é possível encontrar uma escada perfeita para a sua casa.
Os modelos mais usados em sobrados pequenos são:
Escada caracol ou helicoidal
É o tipo mais usado na construção civil para sobrados pequenos já que atende bem a demanda e não ocupa muito espaço.
Contudo, caso ela não seja projetada de maneira correta ou não seja feito com os materiais mais adequados pode ser uma escada perigosa e por isso é desaconselhável para aquelas casas em que pessoas mais idosas ou crianças terão acesso à escada.
Geralmente, o material mais usado na escada caracol é o metalon, mas também é possível fazê-la em outros itens como vidro, madeira, pedra, aço escovado, ferro, entre outros, tudo dependendo das suas preferências e do tipo de decoração da sua casa.
Veja algumas inspirações incríveis:
Escada Santos Dumont
Como o próprio nome indica, esse tipo de escada foi idealizado pelo brasileiro Santos Dumont e é muito buscada por quem está projetando um sobrado pequeno porque é capaz de oferecer conforto, segurança e beleza.
A escada Santos Dumont é ótima para otimizar espaço já que pode ser instalada de forma mais inclinada.
Uma característica desse modelo é que ela possui um degrau (ou aba) para cada pé. Na sua casa, em Petropólis, Santos Dumont usou essa escada e a projetou de tal forma que somente seja possível começar a subi-la com o pé direito. Isso porque o primeiro degrau corresponde à metade dos demais.
Embora essa curiosidade pareça superstição, na verdade há um motivo para isso, já que a escada foi construída para permitir uma maior inclinação vertical, alcançando a altura desejada, mesmo em um espaço estreito.
Além de casas pequenas, a escada Santos Dumont deve ser usada em ambientes com baixo trânsito de pessoas ou ainda onde o espaço disponível é extremamente restrito.
Em geral, essa escada é concebida para locais com larguras entre 60 e 70 centímetros (nunca superior a 75 centímetros).
Sua ideia pode ser aproveitada em várias possibilidades de formato, como L, U, J, Caracol, etc., garantindo ao projetista mais liberdade até mesmo em espaços bastante reduzidos. Também existe uma vasta possibilidade quanto ao uso de materiais, sendo o mais usual a madeira.
Veja algumas ideias:
Escada reta
Esse é um modelo bem simples, mas muito usado para os ambientes internos. Como o próprio nome indica, ela segue uma linha reta e é um modelo mais simples e fácil de ser executado.
A escada reta favorece os ambientes que possuem altura máxima de 3,25 metros. Em construções com alturas superiores a esse valor é preciso dividir em patamares ou em trechos que ofereçam conforto e pausa para o descanso.
Essas divisões fazem com que a escada reta possa assumir outras formas, de modelos conhecidos como “L” e “U”.
Em geral, a escada reta é mais usada em cantos de ambiente, já que dessa forma não é necessário alterar os tamanhos das vigas.
Outra vantagem do uso desse modelo é que ele oferece um amplo espaço na parte debaixo, que pode ser aproveitado como dispensa, mini biblioteca, adega e até um home office.
As escadas retas podem ser produzidas em vários materiais como vidro, concreto, aço, madeira, além da possibilidade de utilizar o corrimão e o guarda corpo em materiais diferentes do restante da escada.
Lembrando que tanto o corrimão, como o guarda corpo são itens essenciais de segurança e não devem ser deixados de lado em nome da modernidade ou da beleza da sua escada.
Veja algumas inspirações extras:
Outros tipos de escadas internas
Escada em U ou em L
Essas duas escadas são variações da escada reta, sendo que, na escada em L há uma mudança de direção a 90 graus para um dos lados. Já na escada em U existe um patamar intermediário e, depois, uma mudança de direção para o sentido oposto.
A escada em U é o tipo que ocupa maior área do ambiente e pode ser projetada na divisa com uma parede ou no meio da casa, dividindo dois ambientes, como a sala de jantar e de estar, ou a sala de jantar e de TV.
Se essa é a sua intenção, é preciso escolher muito bem o material da escada já que é necessário que ela esteja integrada aos dois ambientes.
A largura mínima indicada de uma escada é de 80 cm.
Embora a escada em L seja mais usada para cantos, ela também pode aparecer no meio do ambiente. Em casas pequenas ou geminadas, as escadas em L são ótimas opções para ganhar mais espaço.
Veja quanta ideia bonita:
Escada curva ou circular
A escada curva, como o próprio nome indica, é aquela que possui uma curva, mas não existe um eixo central em torno do qual a escada circula (como na caracol).
As variações das curvas são inúmeras, já que existem várias possibilidades de arcos. Essa é uma escada clássica e pode ser encontrada no Palácio do Itamaraty e também ilustrando a produção “E o vento levou”.
Veja algumas ideias:
Ainda não encontrou o modelo ideal? Veja essas outras inspirações de escadas internas:
Gostou das nossas dicas e fotos sobre escadas internas? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!