Você já ouviu falar dos móveis Luís XV? Por séculos, a arte dos mobiliários desse importante estilo vem sendo apreciado. No século XVIII, principalmente, de 1730 a 1760, o rei Luís XV revolucionou o design do mobiliário francês, combinando a perfeição da concepção com graça e flexibilidade. Contudo, esses móveis são imponentes e volumosos bem como delicados em suas curvas e rococós.
Livre de imitações, o design dos móveis Luís XV obedece apenas às regras de concepções de formas assimétricas, linhas curvilíneas e desenhos graciosamente esculpidos. A variedade de criações do estilo Luís XV não impede a harmonia do estilo.
A Técnica mais Expressiva do Estilo Luís XV
A distinta modelagem esculpida nos móveis Luís XV é proveniente do estilo rococó. O rococó é a técnica mais expressiva que melhor define o estilo Luís XV. Essa técnica foi aplicada pela primeira vez nas peças em forma de rocha e concha, e assim, o termo rococó foi introduzido como uma nova técnica de estilo. Um estilo que causa efeito positivo tanto no toque quanto no visual.
Porém, de 1760 a 1765, enquanto, o rei Luís XV ainda reinava na França, uma nova tendência de design de interiores surgiu renovando mais uma vez a arte do mobiliário.
Outras Técnicas Decorativas do Estilo Luís XV
Sem dúvidas, o estilo Luís XV representou a fabricação de móveis franceses por um longo período. Com isso, os móveis eram funcionais e práticos com formatos convenientes para seu uso. Nem por isso, as características dos móveis Luís XV deixavam de predominar com a assimetria, muitas curvas e o rococó. Assim como a diversidade dos materiais como a maestria das técnicas usadas nas peças eram totalmente significativas para o estilo. Apesar disso, eram usados também marchetaria por toda decoração, incluindo móveis.
- Marchetaria: a marchetaria é uma técnica que utiliza muitas madeiras exóticas e aproveita da singularidade dos veios e das cores destas madeiras para dar a autenticidade dos móveis. Entretanto, para garantir a singularidade da peça, o que dificulta a mão de obra é que essa técnica deve ser aplicada em uma superfície curva.
- Verniz: acabamento perfeito para realçar as peças, o uso dos vernizes nos móveis se tornou praticamente essencial. Assim o mobiliário de estilo Luís XV ganhou mais presença na decoração enriquecendo ainda mais o ambiente.
- Laca: com a influência do oriente foram introduzidos novos acabamentos nas peças com as lacas vindas do Japão e da China. Os franceses, também passaram a fabricar lacas, porém em tons suaves e agradáveis, imitando as composições de pintores prestigiados da época.
Móveis Luís XV Adequados a Sociedade
O mobiliário estilo Luís XV é caracterizado pela assimetria ausência de linhas retas e pela variedade de formas. Ainda assim, os artesões tinham uma atenção especial na produção dos móveis: atender todas as demandas adaptando os móveis para seu uso adequado e, principalmente, para garantir conforto e bem-estar para a sociedade. Os assentos seguem, tanto quanto possível, as formas do corpo; para cada ocupação era criado um móvel elegante, leve, prático, perfeitamente adaptado ao seu uso.
Os móveis Luís XV vem mantendo notoriedade, por tanto tempo, com seus acabamentos especiais e design original. No entanto, você consegue combinar com a maioria dos estilos sem qualquer dificuldade. Deste modo, experimente adicionar um móvel Luís XV estofado, revestido com um tecido contemporâneo, para destacar na decoração. Por exemplo, uma belíssima cadeira de aproximação toda trabalhada no rococó, certamente, será o diferencial para seu ambiente.
Estilo Luís XV no Dia a Dia
O sucesso do estilo Luís XV nem se compara a outros estilos dos séculos passados. As curvas atraentes e cada detalhe rococó na peça assimétrica representam a particularidade e o encanto do estilo Luís XV. Ainda, o seu design peculiar a séculos serve de inspiração para profissionais do design de interiores. Além da beleza e de todo o prestígio, esses móveis são versáteis e funcionais, perfeitos para serem usados no dia a dia e enobrecer o visual da decoração contemporânea.
Imagens Pinterest e Atelier Clássico