Está de casa nova ou reformada? É hora de comprar novos móveis. Sem dúvidas, a escolha certa de móveis apropriados é muito importante, pois são eles que oferecem conforto e estética para o ambiente. Portanto, certifique-se de que o móvel escolhido seja de qualidade, assim você terá peças duradouras e confortáveis.
Você pode escolher seus próprios móveis ou talvez deixar nas mãos de um design de interiores. Mas de todas as formas, para escolher os móveis apropriados é necessário focar no estilo de decoração e, principalmente, saber o que é essencial para a rotina dos moradores da casa. Dessa forma você terá um ambiente confortável e agradável para o dia a dia da família.
O melhor estilo de decoração é aquele que se adapta à sua personalidade e seu modo de vida. Existem muitos estilos que são tendências no mercado, porém alguns focam na estética e outros são mais práticos, porém todos priorizam o conforto. Estilos como o clássico oferece uma decoração elegante e aconchegante, o moderno é atraente e possui um design funcional e acolhedor, o rústico provençal é caloroso e apaixonante.
Qual a quantidade de móveis que realmente é essencial?
Quais peças de mobiliário são essenciais? Isso vai depender do espaço disponível de cada cômodo e dos costumes diários de cada morador da casa. Confira algumas dicas de móveis apropriados que são essenciais para deixar os cômodos da casa mais acolhedores:
Sala de estar: a sala de estar deve ser aconchegante, portanto, é essencial que haja espaço para acomodar toda a família confortavelmente. Sofá com chaise longue, por exemplo, é ideal para uma família maior, porém se o espaço for limitado não será conveniente. Nesse caso, o sofá de canto ou com outro design pode ser combinado com poltronas, sendo uma decoração com móveis apropriados mais proveitosa para a sala de estar.
Sala de jantar: na sala de jantar os móveis também precisam se adaptar ao espaço. Se há vários membros da família e o lugar é usado diariamente, pode optar por uma mesa de jantar grande, mas se o costume é comer na cozinha diariamente e usar a sala de jantar apenas quando há convidados, o mais recomendado são as mesas dobráveis que não ocupam muito espaço no dia a dia.
Quarto: há quem opte pelo estilo minimalista ou apenas queira o essencial como uma cama e uma mesinha de cabeceira para o quarto. Outros ostentam uma cama maior, duas mesinhas de cabeceira, uma cômoda e talvez até um grande roupeiro.
Móveis apropriados
Depois de decidir quais serão os móveis apropriados para cada cômodo da casa, devemos escolher as peças com o material e o design que represente o estilo de decoração. Sempre que possível, invista em móveis de alta qualidade que sejam resistentes e durem por muito tempo. São peças com um custo maior, porém a durabilidade e vale o investimento. Acima de tudo, não iremos nos incomodar com mesas que estraguem o piso e tenham pouca estabilidade ou sofás que afundam quando nos sentamos, por exemplo.
Móveis com estilos diferentes
Podemos concluir que a casa fica muito mais harmoniosa com o estilo de decoração combinando em todos os cômodos. Contudo, não podemos esquecer que nem todos os moradores têm as mesmas personalidades e os mesmos gostos. Sendo assim, diferenciar o estilo de algum cômodo individual não compromete a decoração de toda a casa. O quarto infantil, por exemplo, pode ter um estilo próprio com móveis apropriados de temas que retratem a floresta, carros ou princesas.
Você pode comprar móveis da mesma coleção, para a sala de jantar, por exemplo, a mesa combinará com as cadeiras e com o buffet, assim decoração não terá erros. Isso também pode ser feito para os outros cômodos da casa, pois é a maneira de garantir que toda a decoração se encaixe perfeitamente ao espaço e estilo. Além disso, podemos evitar decepções escolhendo uma mesa apaixonante que é impossível de combinar com nossas cadeiras confortáveis e elegantes.
Imagens Atelier Clássico