Os chinelos decorados estão cada vez mais em evidência. Aprenda como fazer esse tipo de artesanato e se inspire com modelos lindíssimos!
Os chinelos decorados já se tornaram uma verdadeira tendência – e existe modelo para todos os gostos, com fitas, pedrarias, strass e muitos outros. Dá para combinar com vários looks, aliando beleza a elegância.
Justamente por isso, cada vez mais pessoas têm procurado criar novos modelos e tipos de chinelos decorados, aumentando as suas vendas e o seu faturamento no fim do mês.
Se você é artesão ou apenas tem paixão por esse tipo de chinelo, continue a leitura desse texto e veja dicas importantes e muitas inspirações de modelos incríveis!
Chinelos decorados com fitas
Os chinelos decorados com fitas foram um dos primeiros modelos a surgir e são bem fáceis de fazer. O resultado é muito bonito e delicado.
Você pode deixar as fitas à mostra ou usá-las como base para incluir lindas miçangas. Também é possível adicionar flores e outros apliques que ajudam a deixar o chinelo ainda mais delicado.
Para fazer um chinelo decorado com fitas, você irá precisar de: 1 par de chinelos, 1 fita de ½ polegada, pérolas (caso vá bordá-lo), pistola de cola quente, agulha e linha.
Comece colocando um pouquinho de cola quente do lado de fora da alça do chinelo, bem próximo da base. E, em seguida, coloque o fim da fita nesse espaço.
Então, vá envolvendo toda a tira do chinelo com a fita, até cobri-la totalmente. Você pode ir adicionando um pouco de cola quente de modo a deixar a fita bem presa na base. Quando terminar de enrolar, fixe a fita com a cola quente.
Depois, você pode começar a adicionar as miçangas com agulha e linha (ou cobrir também o meio entre as tiras com a fita, modificando o modelo do chinelo).
Para fazer o bordado é importante que você vá colocando uma miçanga por vez. Como forma de garantir que o chinelo irá durar tempo suficiente, você também pode adicionar um pouco de cola quente nas miçangas.
Veja um passo a passo semelhante em formato de imagem:
Outra possibilidade é apenas ir trançando fitas de cores diferentes, sem adicionar as miçangas. Para isso, use também a cola quente e garanta que o trançado está bonito.
Veja mais ideias para você se inspirar:
Chinelos decorados com pedrarias
Os chinelos decorados com pedrarias são mais finos e requintados e ficam superbacanas com looks mais descolados para sair de casa, aproveitando os dias de calor com bastante estilo e conforto.
Você poderá usar vários tipos de pedrarias, como pérolas, minipérolas, pedras de todos os tamanhos, flores e outros tipos de acessórios.
Comece escolhendo o tipo de chinelo que você mais gosta e também que tenha tiras diferenciadas e bacanas. Além do chinelo, você vai precisar de pedrarias, fio de nylon, agulha forte, alicate de ponta, fita e argolinhas.
A ideia nesse tipo de chinelo decorado é fazer uma espécie de bordado, para isso vá passando a linha de nylon com as pedrarias, de modo a formar um desenho bonito e sofisticado por cima das tiras de plástico.
Se você preferir, pode passar primeiro a fita de cetim e depois bordar por cima dela, assim o calçado ficará mais confortável.
No Youtube, você encontra alguns vídeos que ensinam passo a passo a fazer chinelos decorados com pedrarias, inclusive com dicas sobre a forma de proceder com os bordados.
Uma dica importante é, caso você vá usar um acessório como uma flor no centro do chinelo, começar o bordado por ela, assim ficará mais fácil de montar um desenho bonito.
Você ainda poderá retirar uma das tiras e substituir por argolas e outros acessórios que você encontra nas lojas de bijuterias.
Veja quanta ideia bonita para você se inspirar:
Chinelos decorados com strass
O strass é uma opção ainda mais fina e requintada que a pedraria e pode aparecer nos modelos com fitas, ou apenas solitários, tanto nas tiras, como nas laterais do chinelo.
Se você for fazê-lo com fita, você poderá ir amarrando o cordão de strass no trançado da fita (ou do cordão de cetim que é mais fácil de manusear nesse tipo de trabalho).
Em seguida, amarre o cordão e vá trançando o mesmo, de maneira a prender o strass no centro de cada trançado.
Outra opção é apenas ir colando o strass com cola quente e formando desenhos diferentes diretamente na tira do chinelo (sem usar a fita de cetim).
Nesse caso, para deixar mais firme, você poderá passar um fio de nylon em torno da fita de strass, do mesmo modo do chinelo com pedraria, como se estivesse bordando, arrematando com nó na parte do meio da tira e nos cantos.
Veja quanta ideia linda de chinelos decorados com strass:
Chinelos decorados com crochê
Outra opção muito bacana são os chinelos decorados com crochê, bastante delicados e românticos eles podem vir com uma flor de crochê ou ainda misturando outros elementos como os strass.
Porém, para fazer esse tipo de chinelo é preciso ter um pouco mais de habilidade artesanal, principalmente com o crochê, sabendo alguns pontos básicos e ainda montar as flores.
Uma dica importante é que as tranças de crochê sejam costuradas direto na tira do chinelo, assim ela ficará firme e mais bem acabada.
Veja algumas inspirações:
Chinelos decorados com macramê
O macramê é uma técnica artesanal superbacana e que pode ser usada em vários itens além dos chinelos decorados, como colares, pulseiras e crochê.
Para aplicar a técnica nos chinelos, você pode usar vários tipos de fios, cordões ou fitas, como por exemplo: fio de juta, fio encerado, cordão de cetim, fita de cetim mais estreita ou soutache.
Se a sua intenção é deixar o seu chinelo decorado ainda mais bonito e elegante, você poderá unir a técnica ao bordado com pedrarias ou incluir alguns strass.
Para fazer o macramê, é preciso dominar uma espécie de trançado diferenciado.
Inicie encontrando as pontas das fitas que você irá usar e divida no vértice, prendendo com um pregador de roupas para dar mais firmeza. Você irá usar dois fios para fazer o desenho, então é legal usar fitas de cores diferentes.
Faça uma alça com o fio de cor 1 e passe o fio de cor 2 por baixo dessa tira, dentro da alça. Puxe os fios em sentidos opostos e repita o processo.
Para prender e finalizar o processo, use aquela “bolinha” que prende a tira do chinelo na sola, passando as fitas firmemente por ele, dando uma espécie de nó.
Corte o restante da fita e cole as pontas. As pedrarias podem vir por cima do macramê, coladas com cola quente.
Veja esse passo a passo:
No Youtube também é possível encontrar vários vídeos explicando a técnica do macramê. Depois que você pegar habilidade ficará cada vez mais fácil aplica-la aos chinelos decorados.
Veja mais inspirações:
Como ganhar dinheiro com chinelos decorados?
Agora que você já aprendeu as principais técnicas, que tal começar a ganhar dinheiro com a venda dos chinelos decorados?
O primeiro passo é encontrar um bom fornecedor de material, para que você consiga produzir os chinelos sem gastar muito e ter uma margem de lucro interessante.
Depois calcule o valor gasto para fabricar um chinelo (incluindo a sua mão de obra e os gastos como eletricidade, aluguel do espaço e outros).
Pesquise por quanto os artesões estão vendendo os chinelos decorados e estipule um preço de venda capaz de cobrir os seus custos e ainda lhe dar uma margem de lucro.
O valor que você receber por chinelo vendido deve ser capaz de pagar os custos de produção, lhe dar um salário no fim do mês e ainda comprar novos produtos para continuar a sua produção.
Para vender os chinelos você poderá criar uma loja virtual em plataformas especializadas de artesanato, como o elo7 e o etsy, ou ainda em espaços como o Mercado Livre, o Facebook e o Instagram.
Outra possibilidade é vender na sua cidade, em uma feira de artesanato, ou deixando em consignação em algumas lojas de roupas e calçados.
Gostou desse conteúdo sobre chinelos decorados? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!
Comments
3 respostas para “Tudo o que você queria saber sobre chinelos decorados!”
Muito bom! amei cada modelo parabéns!
Gostei muito de todos os modelos. Parabéns!!!!!
eu amei todos são lindo agora e só regaça as manga e vamos aluta