As esculturas de parede são ótimas formas de variar a sua decoração e trazer ainda mais personalidade para a sua casa. Veja dicas e ideias incríveis!
Quem é fã de decoração de interiores sabe que a cada ano surgem novas tendências capazes de modificar totalmente os ambientes. Um desses casos são as esculturas de parede, que podem ser feitas em vários materiais.
As possibilidades de uso também são imensas e você poderá transformar praticamente qualquer ambiente com esses itens. Quer aprender mais e modificar a sua casa? Continue a leitura e veja quantas inspirações incríveis nós trouxemos!
O que são esculturas de parede?
Se você nunca ouviu falar sobre esculturas de parede, não precisa se preocupar, afinal, com certeza, você já viu alguma em lojas de decoração ou até na casa dos seus amigos.
Como o próprio nome sugere, são peças esculpidas que ficam nas paredes, como quadros, mas trazem muito mais elegância e sofisticação a qualquer ambiente. Existem esculturas em vários materiais como: madeira e MDF, gesso, bronze, prata, mármore, argila, vidro e até arame.
O mais bacana é que, ao usar uma escultura na sua parede, você poderá transformar a sua decoração em algo mais temático – optando por aqueles itens que tenham maior relação e afinidade com a sua personalidade ou até com a história dos moradores.
A principal diferença de usar uma escultura para um quadro, é que a primeira tem o efeito 3D. Ou seja, você consegue trazer um toque a mais de profundidade aos cômodos usando esses elementos, além de dispensar o uso da moldura.
Esculturas de parede: principais modelos
Como dissemos no tópico anterior, existem muitos modelos de esculturas de parede – e encontrar a ideal para a sua casa dependerá de uma série de itens, como a localização da parede que receberá o item, o tipo de decoração que você está planejando, os demais móveis do ambiente, as cores da parede, a iluminação, etc.
Parece algo muito difícil? Então, vamos por partes. Começando detalhando alguns tipos de esculturas e dando ideias de como usá-las na sua casa!
MDF
O MDF é o material mais usado em esculturas de parede. Esse material apresenta muitas vantagens, como: versatilidade, facilidade para combinar com outros itens e possibilidade de personalização.
Assim, você poderá optar entre usar o MDF na cor natural da madeira (apenas envernizando a peça) ou pintá-lo em tons mais alegres e coloridos, e até mesmo em uma cor próxima à da sua parede, brincando com uma decoração mais monocromática.
Como esse é um material muito comum, você encontrará uma infinidade de modelos de esculturas de parede em MDF, permitindo personalizar ainda mais a sua decoração.
Esse tipo de item pode ser usado em praticamente qualquer parede e de qualquer ambiente, como sala de jantar e de estar, quartos, corredores, halls, varandas e muito mais.
Madeira
As esculturas de parede em madeira são semelhantes às em MDF, porém feitas com madeiras mais nobres e em alguns casos até maciças. A principal vantagem é que a madeira é um elemento fácil de combinar, ficando muito bacana em qualquer estilo decorativo e ainda combinando com outros elementos, como vidro, aço, inox, etc.
Para os adeptos de uma decoração mais rústica e até do estilo escandinavo, é possível encontrar opções bem bacanas feitos com gravetos e pedaços de árvores, que trazem uma sensação bem diferente aos ambientes.
No quarto das crianças, as esculturas que fazem referência aos antigos brinquedos de madeira trazem charme a graciosidade, além de ajudarem a divertir os mais novos.
As esculturas de madeira também podem ser usadas nas áreas externas, já que combinam bem com esse tipo de decoração.
O único cuidado deverá ser em relação à conservação, já que é importante que a escultura não fique totalmente exposta ao tempo e ainda tenha algum tipo de tratamento, como verniz marítimo.
Ferro
O ferro é um material muito bacana para esculturas de parede, principalmente porque carrega um espectro de vanguarda. Por isso, ele costuma casar com decorações modernas, minimalistas e contemporâneas.
Essas esculturas também pode aparecer em qualquer ambiente e incluir outros itens, como velas e candelabros, que ajudam a tornar a peça ainda mais diferenciada.
Os modelos abstratos combinam muito bem com o ferro – e ajudam a trazer essa ideia de inovação e de rompimento com o tradicional.
Veja mais inspirações com o ferro:
Aço inox
Visualmente pode ser bem semelhante às esculturas de ferro, porém o aço costuma ser mais leve, maleável, além de não enferrujar – algo excelente para as casas a beira mar.
Você também encontrará uma infinidade de modelos, alguns mais arrojados e abstratos, e outros bastante delicados, que combinam com decorações mais românticas.
Espelhadas
São os modelos que estão mais em alta – e, portanto, o que você encontrará mais opções. E isso não é por acaso, afinal as esculturas espelhadas trazem muito mais requinte às decorações.
Em ambientes pequenos, esse tipo de escultura ajuda a dar uma sensação maior de amplitude, transformando completamente qualquer cômodo.
Podem ser usadas em corredores, na sala de estar ou de jantar, nos quartos, halls de entrada e muito mais. Só tome cuidado com a luz natural, pois se ela ficar refletindo na escultura espelhada poderá se tornar bastante desagradável ficar no ambiente.
Ainda é possível encontrar modelos que mesclam os espelhos com outros materiais, como a madeira – dando à peça um tom completamente requintado e inovador.
Recicladas
Reaproveitar materiais e transformar o lixo em luxo é a máxima das decorações modernas. E isso não poderia ser mais verdade do que com as esculturas de paredes, com modelos lindíssimos que dificilmente você descobrirá do que são feitas.
Existem modelos feitos com papel de origami ou folhas de revistas, garrafas pet, molduras de quadros antigos, jornal, tampinhas de garrafa, linha e barbante e muito mais.
Se você tem alguma desenvoltura com o artesanato pode até mesmo criar a sua própria peça de decoração – e tornar a sua casa ainda mais personalizada. Ou ainda montar uma ideia mais simples, por exemplo, reaproveitando louças sem uso na sua casa ou até cestos.
Como montar minha decoração com esculturas de parede?
Depois de ler sobre todos esses modelos e ver inspirações incríveis, ainda está difícil pensar em como integrar esse item a sua decoração? Pois saiba que não existe muito mistério, afinal as esculturas são itens práticos e versáteis que podem ser usadas em casas, escritórios, comércios e muito mais.
O primeiro passo é definir a parede onde a escultura ficará. Lembre-se que a ideia é dar destaque a esse ponto, então é bacana que a parede esteja bem cuidado, pintada e fique em um local que naturalmente chame a visão ao entrarmos no cômodo.
Colocar uma escultura linda escondida atrás de uma porta ou em um vão escuro não ajudará a melhorar o seu décor, não é?
Você deverá pensar também em termos de proporcionalidade. Afinal é importante que a escultura não fique grande demais, poluindo o ambiente, e nem pequena demais a ponto de ser “engolida” pela parede.
Em relação às cores, é fundamental buscar um balanço. Se o ambiente é neutro, com paredes claras e móveis de cores neutras, você poderá optar por uma peça com cores mais chocantes e chamativas – que ajudem a trazer vida ao local.
Agora, se o cômodo já possui muita cor, móveis mais pesados (como de madeira maciça ou extremamente coloridos), estampas nas paredes (como a presença de papel de parede) e vários elementos decorativos – opte por uma escultura que traga mais suavidade a sua decoração, com um tom único e de aspecto menos detalhado possível.
Você ainda pode brincar com contrastes de cores, por exemplo, buscando uma escultura em um tom que seja contrastante com a sua parede, como o famoso preto e branco. Ou fazer uma decoração monocromática, com uma escultura de parede em tom sobre tom.
Também tome cuidado com os demais elementos. Como dissemos, as esculturas de madeira são as mais fáceis de combinar, já que esse material conversa muito bem com outros, como vidro, aço, espelhos, etc.
Agora se você optar por uma escultura em um material mais diferenciado, como o mármore ou até o ferro, garanta que os demais elementos estarão em sintonia. Por exemplo, usando móveis com detalhes em madeira e evitando os com itens em plástico.
No caso da sua decoração seguir para o estilo escandinavo, você pode optar por esculturas em madeira mais rústica, como com galhos de árvore ou toras de madeira – e ainda que misturem outros elementos, como a pele.
Já para as decorações mais modernas e contemporâneas, as esculturas em aço, com estilo abstrato são incríveis. Também existem opções bem bacanas no estilo industrial, que combinam com flats e pessoas descoladas e criativas.
Como você pode notar, existem várias opções de modelos e inspirações para usar as esculturas de parede. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!