Os adesivos para móveis são ótimas opções para remodelar seu mobiliário sem gastar muito. Saiba tudo sobre o assunto!
Dar uma cara nova ao mobiliário de casa sem gastar muito é o sonho de muitas pessoas. Mas você sabia que isso pode ser realidade? É só investir no adesivo para móveis.
Depois do envelopamento de carros ficar muito famoso, chegou a vez do mesmo processo ser usado nos móveis, ajudando a modificar praticamente qualquer item, com um investimento bem baixo.
Você quer mudar os móveis da sua casa? Leia o nosso post e saiba como o adesivo para móveis pode lhe ajudar!
O que é e como funciona o adesivo para móveis?
O adesivamento de móveis ainda é uma técnica recente no mercado. O material usado, normalmente, se assemelha a uma película e pode ser moldado de forma simples, se adaptando a qualquer superfície.
Além disso, o adesivo é lavável e, portanto, bem fácil de manter higienizado. Ele pode ser usado em áreas úmidas, em móveis e também em eletrodomésticos, podendo revestir guarda-roupas, geladeiras, fogões, portas, mesas, armários, escrivaninhas, porta de elevadores e muitos outros itens.
O mais bacana é que o adesivo pode ter múltiplas funções como ajudando a proteger o móvel, dando uma cara nova aquele item já mais antigo e até modificando a decoração do ambiente – já que existem muitos adesivos com design bem inovadores e com cores variadas.
Vale lembrar ainda que, quando comparado a uma reforma, o adesivo é bem mais barato. Assim o custo-benefício é outro aliado na hora de optar por essa modalidade.
Como é feito o adesivamento de móveis?
No mercado existem muitas opções de adesivo para móveis e é importante conhecer cada uma delas para fazer uma escolha mais consciente. Você poderá encontrar opções de adesivos:
- lisos;
- estampados;
- coloridos;
- metalizados;
- temáticos;
- que imitam madeira;
- entre muitas outras opções.
A única ressalva é que a superfície onde o adesivo será aplicado esteja uniforme. Assim, você evitará que se formem bolhas. O valor do metro também pode variar entre R$20 a até R$100 (sendo que o custo mais alto costuma já estar incluída a mão de obra).
Nos casos de superfície com ferrugem, o recomendado é aplicar um produto para tratar o problema antes de fazer a adesivagem. Depois do processo terminado, a limpeza deverá ser feita com pano e álcool.
Passo a passo para aplicar adesivo para móveis
Dependendo do tipo de móvel que você deseja envelopar, o mais recomendado é procurar ajuda profissional. Como é o caso dos eletrodomésticos, já que isso pode exigir um conhecimento técnico mais específico, evitando que o seu item pare de funcionar.
Para fazer o adesivamento em casa, a melhor dica é escolher muito bem o material. O ideal é optar pelo vinil ou o adesivo de PVC. Para quem tem medo de aparecerem bolhas, é possível comprar uma espátula própria capaz de evitar o problema e também o surgimento de rugas.
Mas, se você pretende aplicar o adesivo em um móvel ou um item mais simples, poderá seguir este passo a passo sem problemas. Confira.
Analise o item a ser envelopado
Como dissemos no tópico anterior, a superfície que receberá o adesivo para móveis deverá estar limpa e uniforme. Isso significa que se a sua mobília não possui acabamento, será preciso fazer um lixamento antes com uma lixa para madeira.
Não se esqueça de retirar toda a gordura e outros tipos de sujeira do item a ser envelopada, evitando que se formem bolhas ou outras imperfeições.
Compre o material certo
Para fazer o envelopamento, você precisará de:
- adesivo para móveis de acordo com o tamanho do móvel. Se a sua ideia é envelopar uma geladeira, o recomendável é optar por um rolo de 2 metros, livrando seu acabamento de emendas;
- tecido de lycra ou régua para ajudar na aplicação;
- tesoura.
Siga o passo a passo
Vamos ao passo a passo de como aplicar adesivo para móveis:
- comece limpando a peça;
- meça o tamanho correto para definir quanto de adesivo você precisará (lembrando de sempre calcular um pouco a mais para caso de erros);
- adicione neste cálculo em torno de 3 ou 4mm para as margens;
- vá retirando aos poucos a parte detrás do adesivo e inserindo essa parte descoberta no móvel;
- comece do meio para as extremidades;
- vá passando a régua ou a espátula conforme você for aplicando o adesivo, evitando que se formem bolhas;
- se surgirem bolhas, você poderá consertá-las dando um leve picado com um alfinete, pressionando com os dedos;
- se existir sobras, corte-as com uma tesoura ou estilete, sempre com muito cuidado;
- quando terminar de aplicar, passe o pano de lycra ou a régua para que o adesivo se fixe melhor e não formem bolhas;
- faça tudo com bastante calma, evitando irregularidades e remendos.
Por que investir no adesivo para móveis?
Como você pode notar ao longo deste conteúdo existem muitas vantagens de se investir no adesivo para móveis. Veja algumas:
- é um procedimento versátil que pode ser feito em praticamente qualquer superfície;
- existem muitas opções de cores e acabamentos, permitindo modificar totalmente a decoração de um ambiente;
- o adesivamente oferece mais proteção às peças, garantindo maior durabilidade e proteção contra umidade e poeira;
- é um método prático e fácil de ser feito;
- a durabilidade é alta, em média 7 anos;
- os adesivos combinam com praticamente qualquer estilo decorativo;
- a manutenção é muito simples, já que basta apenas fazer a limpeza com um pano umedecido com álcool e evitar produtos químicos ou abrasivos.
Onde posso usar o adesivo para móveis?
O adesivo de PVC ou o vinil pode ser usado em inúmeros tipos de móveis e ambientes, como:
- geladeira;
- fogão;
- armários da cozinha;
- guarda-roupa;
- estante;
- racks;
- cadeiras;
- mesas;
- aparadores;
- armários do banheiro e lavabo;
- sapateiras;
- parte externa ou interna de gavetas;
- prateleiras e nichos.
Também é possível personalizar os seus adesivos, por exemplo criando um motivo decorativo diferente para a área externa, como uma geladeira mais diferenciada ou até imitando outros tipos de materiais, incluindo mensagens, trechos de livros ou de música, etc.
Quais outros tipos de adesivos posso usar na minha decoração?
Além dos adesivos para móveis, existem outros tipos de adesivos que você poderá usar na hora de transformar a decoração da sua casa.
Os adesivos de azulejo são ótimas opções para modificar o revestimento da sua casa, sem ter que fazer grandes reformas. É possível usar esses adesivos nos azulejos das cozinhas, dos lavabos e dos banheiros.
Outra opção é o adesivo para box do banheiro, ajudando a trazer ainda mais personalidade a sua decoração. Nos banheiros das crianças,existem muitas ideias para deixar a hora do banho ainda mais divertida.
Dicas para usar adesivos na decoração
Veja algumas dicas para aproveitar melhor o uso do adesivo na sua decoração:
- brinque com a aplicação e use ideias coloridas para trazer mais vida a sua decoração, principalmente se a base for de cores neutras;
- as estampas no estilo patchwork e geométricas estão muito em alta e trazem modernidade;
- no quarto das crianças, os adesivos de móveis e de parede ajudam a transformar o ambiente, podendo ser coloridos ou com os personagens favoritos delas;
- tente não exagerar e sempre busque trazer harmonia. Se o cômodo é bastante colorido, opte pelos adesivos mais neutros ou vice-versa;
- mude sempre que quiser. Aproveite que a instalação é simples e transforme a sua decoração sempre que você enjoar;
- use frases para personalizar o quarto do casal, o home office ou outro cantinho especial.
Inspirações de adesivo para móveis
Veja quantas inspirações incríveis.
E, então, gostou das nossas ideias de adesivo para móveis? Já pensa em usar na sua casa? Deixe um comentário pra gente!